top of page
Foto do escritorPref Marechal Thaumaturgo

Ações de conscientização para vacina HPV são intensificadas em Marechal Thaumaturgo

Na quarta-feira 8, o prefeito Valdélio Furtado, acompanhado do Secretário de Saúde, Maricelson Barreto, vereadora Rosimeire Lima da Costa, prestigiaram a abertura do Março Lilás, campanha de prevenção do câncer de colo do útero.


Segundo o prefeito, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) reforça as ações de conscientização e sensibilização junto à população nas unidades de saúde da Capital para que um número maior de crianças e adolescentes sejam protegidas. A vacina aplicada no Brasil é a mesma usada em outros 51 países e protege contra quatro subtipos do vírus HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e 90% das verrugas genitais, mas só funciona se todas as doses forem tomadas.



A palestra foi ministrada pelo Pastor Emerson Moreno, que orientou todos os presentes sobre a vacina e ainda divulgou a sensibilização sobre a vacina contra o HPV, que deve ser recebida por meninos e meninas de 9 a 14 anos. Esse esforço visa mudar o cenário de mulheres, com a vida interrompida devido ao câncer causado pelo papilomavírus humano.


"Queremos levar através dessas ações informações e mais qualidade de vida, incentivando a população feminina para os cuidados de prevenção do câncer de colo do útero, alertando sobre os sinais e sintomas que devem direcionar à mulher a buscar atendimentos específicos na rede de atenção à Saúde e fazer um tratamento adequado.

Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida." diz o prefeito Valdélio Furtado.


A Secretaria de Saúde ressaltou que "infelizmente, muitos pais alegam que não darão a vacina em suas filhas para não estimularem o início da vida sexual delas, mas isto é um grande equívoco, porque o nosso objetivo é garantir que todas as meninas desta faixa etária sejam protegidas contra uma doença que pode ser prevenida, mas que, quando não evitada ou tratada pode levar à morte. Por isso, estamos reforçando as ações de conscientização e sensibilização nas unidades de saúdes para as pessoas levarem as meninas de nove a 13 anos para se vacinarem contra o HPV", afirmou.


Maricelmo, secretário de saúde da cidade, frisa que "a vacina é altamente eficaz, segura e vai causar um impacto positivo muito grande no futuro das meninas imunizadas, já que ela protege quase totalmente contra o HPV e o câncer de útero, sendo a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no país. Não há fundamentos para medo. Mas é necessário que se procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para imunizá-las, o que deve ser feito em três doses, sendo a segunda delas aplicada seis meses após a primeira, como reforço e a terceira, cinco anos depois, para a imunização ser garantida", orientou.


Galeria de Fotos


Comments


bottom of page